Contra fraudes, nova carteira de identidade é lançada em São Paulo
De A Tribuna On-line
Feito a partir da coleta biométrica, o novo .Foi lançado nesta quinta-feira em São Paulo o novo modelo de cédula de identidade feito a partir da coleta biométrica. Além de mudanças visuais como o número de identificação e a assinatura do usuário, ambas agora em vermelho, o novo documento traz um código que promete dificultar fraudes e auxiliar nas investigações de crimes.
O novo modelo foi lançado durante a cerimônia de inauguração da nova Central de Expedição de Carteiras, na Luz, região central de São Paulo. Um posto instalado no prédio e outros dez, no interior do Estado, expedirão o documento, que será gratuita ao cidadão e custará ao Estado R$ 9,69 (o valor antigo era R$ 35) e não terá mais necessidade de se levar, para expedição, uma foto 3×4 –ela será feita no próprio posto.
Os postos no interior ficam nos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinters). Na capital, o novo modelo começa a ser emitido pela rede Poupatempo a partir de março.
O código “QR Code” vem no verso do documento e armazenará informações como nome do portador e datas de nascimento e de emissão do RG. O código poderá ser lido em dispositivos móveis da Polícia Civil.