Quem curte um dia de praia muitas vezes não imagina quantas pessoas trabalham na remoção de lixo que os banhistas deixam no mar e na areia. Em Santos, no litoral de São Paulo, em um dia de movimento intenso é possível retirar mais de 100 toneladas de lixo na orla marítima. Para isso, dezenas de trabalhadores se empenham neste serviço que revela muitas curiosidades.
O trabalho de remoção de resíduos começa ainda na madrugada, por volta das 4h, com um caminhão ou trator fazendo a limpeza mais pesada. “Tem uma turma no jardim, na faixa de areia, da coleta de resíduos, que é o pessoal do caminhão. Então são vários personagens envolvidos em uma missão, que é de todos os dias limparem o jardim da orla e a faixa de areia”, explica o engenheiro Carlos Eizo.Número de funcionários aumenta no verão.
Segundo o engenheiro, ao todo, 132 pessoas trabalham na limpeza das praias de Santos. “A praia para o santista é um ponto de encontro, um lugar de lazer, eventos esportivos, culturais e artísticos. 60% da população da cidade mora na zona da orla. Além da concentração, a quantidade aumenta muito na temporada com a presença de turistas. São todos muitos bem vindos, mas trazem as consequências naturais”, afirma Eizo.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, em dias normais, são removidas entre 40 e 50 toneladas de detritos na praia. A limpeza ocorre sempre a partir das 6h, com 80 trabalhadores. Na temporada, porém, até o fim do Carnaval, o serviço é ampliado. No verão, a quantidade de lixo coletado aumenta, normalmente são retirados de 120 a 130 toneladas por dia. “Pegamos muita latinha, tenda que quebra e o pessoal deixa na areia, brinquedo de criança, guarda-sol, cadeira de alumínio. Além de coisas que o pessoal perde, como relógio, dinheiro e chinelo”, conta o coletor Gilson de Oliveira.
A supervisora dos coletores Lourdes Trajano já encontrou detritos muito mais inusitados. “O mar traz colchão, vaso sanitário, vela, bicho morto, vem até cachorro. Uma vez o que me deixou bem curiosa foi um pastor alemão preto bem grande, deve ser de alguma ilha ou caiu de algum barco. Já vi também carcaça de geladeira e sofá. Ontem mesmo apareceu uma geladeira”, diz Lourdes.
O lixo coletado na praia de Santos é levado para o aterro Sitio das Neves, na área continental da cidade, o local é licenciado. O serviço de limpeza ocorre diariamente, tem início às 4h e, no verão, pode terminar por volta das 20h.
Anna Gabriela RibeiroDo G1 Santos